'SENHOR FAZEI DE MIM UM ISTRUMENTO DE VOSSA PAZ"

'SENHOR FAZEI DE MIM UM ISTRUMENTO DE VOSSA PAZ"
"SENHOR FAZEI DE MIM UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ..."

Arquivo do blog

Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011


Unidade 01: Tecnologia na Sociedade; na vida e na escola Turma: Ensino Fundamental 1ª TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL 1ANO AO 9ª
Nome: Maria Timóteo de Andrade
TEMA: Reciclar no Presente Para Viver no Futuro
Conteúdos Curriculares: Língua Portuguesa, Técnica de Redação, Geografia, Ciências, Biologia e Matemática.


Atividade - 1.7




O Projeto Reciclar no Presente Para Viver no Futuro preocupa-se em contribuir com a formação de alunos conscientes e responsáveis que percebam e entendam as conseqüências que suas ações irresponsáveis podem provocar ao meio ambiente, bem como o aumento e a geração indiscriminada do lixo que podem contaminar o solo, o ar, a água e a proliferação de vetores transmissores de doenças.
Esse projeto trabalha os alunos do 9º ao 1º ano do Ensino Médio preparando-os para trabalhar como monitores nas turmas do Ensino Fundamental do 1ª ao 6ª ano. Os alunos candidatos a monitores participam de palestras ministradas por engenheiros agrônomos, nutricionistas e também capacitação de técnicas de diálogos, encenação, técnicas seminários e discussão em grupo e técnicas de produção de texto ; envolvendo assim as disciplinas de Língua Portuguesa, Técnica de Redação, Geografia, Ciências e biologia , preparando-os para desenvolver um trabalho educativo e solidário.
O projeto tem como principio uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental.
O Projeto está sendo desenvolvido durante este ano letivo de 2009, envolvendo aproximadamente 30 alunos do ensino médio 1ª série ao 9ª anos do Ensino Fundamental e os alunos das séries iniciais, 180 alunos em média, atendidos pelos monitores, orientados pelas coordenadoras do Projeto .
O Projeto além de contribuir muito para a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta como um todo, oferecendo ao professor um eficiente instrumento para a formação consciência Ambiental, forma alunos com capacidade de divulgar dentro e fora da escola valores de preservação ambiental e descarte consciente do lixo.
Além de todo o trabalho desenvolvido pelos alunos de conscientização é realizada a Gincana Ecológica a quarta gincana foi realizada neste ano de 2009, envolvendo toda a escola e comunidade , as tarefas envolvem desde palestras sobre os danos causados ao meio ambiente ao meio ambiente ao recolhimento de garrafas petis, latinhas de refrigerantes, cervejas e ainda óleo de frituras que usamos para a fabricação de sabão liquido que é usado para a limpeza da escola.
O Projeto vem melhorando sua qualidade a cada ano, temos a dedicação e participação dos alunos que recebem carinhosamente apoio e orientação das professoras coordenadoras do projeto: Ana Néri, Denirce e Gisele Renata.

ATIVIDADE – 1.5 CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

NOME: BATE PAPO SOBRE LIXO. FERRAMENTA DE BATE PAPO ESTRATÉGIA: RECURSO INTERATIVO DICIPLINAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA e MEIO AMBIENTE
Investigar o que os alunos sabem sobre os cuidados com o lixo, listar o que desejam saber sobre o lixo. Pesquisar: Quem são os responsáveis pela limpeza pública. Usar o bate papo ferramenta de comunicação síncrona usando a internet é uma comunicação em tempo real.Os participantes escrevem as mensagens que são recebidas, nesse processo desenvolvem habilidades de síntese, já que nesse espaço terão que se comunicar usando frases curtas e objetivas, desenvolverão habilidades de leitura,selecionando e classificando os tópicos sSelecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada a comunicação; A avaliação escolhida pela professora é auto avaliação, como o trabalho é realizado em grupo, além dobre os quais irá manifestar-se, evitar repetição. OBJETIVOS: a auto avaliação, podemos também pedir aos grupos que se auto avaliem, por exemplo grupo A, avalia o grupo B e assim Conhecer as ações realizadas para controle do lixo na cidade onde vivem. O planejamento chamou minha atenção por se tratar de um assunto bem atual e um problema mundial e importante para toda a sociedade, o destino do lixo, que são as pessoas responsáveis pelo lixo. O recurso interativo é uma forma de desenvolver a comunicação e através disso poderão ser sensibilizados da importância de conhecer o destino do lixo, também saberem quem são os responsáveis pelo destino do lixo, quais são os trabalhos realizados para reciclar o lixo, além de desenvolverem a habilidade de síntese, nas estratégias poderia ser inserido alguns documentários que poderiam ser retirados YOU-TUBE, que iriam sensibilizar os alunos da importância de se habituarem a reciclar o lixo em casa, o agendamento de uma visita ao local onde é colocado o lixo, lixão como costumamos chamar. A avaliação escolhida pela professora é auto avaliação, como o trabalho é realizado em grupo, além da auto avaliação, podemos também pedir aos grupos que se auto avaliem, por exemplo grupo A, avalia o grupo B e assim sucessivamente . As áreas de conhecimento da professora são Língua Portuguesa e Meio Ambiente; Eu ainda inseriria Ciências, abordando a questão da saúde ser pesquisando as doenças que podem ser causadas pelo lixo. Mas o plano é excelente pois como já disse anteriormente é um assunto que chama muito a atenção deles.

" FÓRUM 03 –




Educação e Tecnologia " É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos articuladora dos diversos espaços do conhecimento" Seria talvez o desejo de todo educador, uma utopia, uma educação voltada para a pesquisa, estudar fatos acontecimentos, o aluno buscasse as informações e em grupo discutir informar-se e com o apoio do professor em sala ambiente , onde o professor não precisasse falar horas, repetindo sempre. Tempo disponível para sua formação, as famílias assumissem seu papel de educar seus filhos. A escola pudesse cumprir seu papel de transmitir conhecimentos. Professores valorizados salários mais justos com certeza a escola seria mais articuladora de conhecimentos e menos lecionadora

FÓRUM 02 QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ
São muitas as formas para se adquirir conhecimentos para isso é necessário que tenhamos acesso a elas, no entanto nem todas as pessoas as vezes tem esse acesso e isso os deixa aquém dos conhecimentos, outros possuem todas as condições, mas são tantas as representações que não conseguem processá-las e só com o tempo com a necessidade é que eles vão construindo essa aprendizagem, mas é também uma aprendizagem de receptor subjugado. Na terceira idade a aprendizagem é construída é uma realização pessoal e uma forma de preencher o tempo e também de não estar culturalmente e socialmente desatualizados e eu como professor aprendiz quero estar inserida neste contexto pelo menos tentar aprender por prazer para enriquecer meus conhecimentos e tentar pelo menos não estar subjugada a ninguém.

DIÁRIO DE BORDO
Atividade1.6 - As tecnologias agem como motivador, favorece a realização de experiências criativas e inovadoras, enriquecem a aula desenvolvem a linguagem, ampliam a comunicação podendo-se usar imagens,sons e animações, o aluno poderá sentir-se mais próximo do emissor, motivando a interatividade, estimulam alterações comportamentais, as informações adquiridas poderão ser repassadas com facilidade transmitidas para outras pessoas e assim transformadas em conhecimentos.Filmes, documentários podem fazer a diferença levando o aluno a conhecer novas culturas, ver telas, analisá-las, conhecer detalhes sobre a vida do autor, informando-se, vendo detalhes de pinturas, conhecendo as fases e as condições que os trabalhos forma realizados. A aula com o uso das TICs, precisa ser planejado, um trabalho bem elaborado para formar cidadãos capazes de ser inserido na construção de um mundo justo, includente e mais humanizado.

PROINFODIÁRIO DE BORDO Reflexão:As tecnologias vem enriquecer o ambiente escolar como medi


DIÁRIO DE BORDO
Reflexão:As tecnologias vem enriquecer o ambiente escolar como mediador do professor em sala e aula, aproxima de forma rápida o professor e o aluno das informações e do conhecimento, tornando-o mais acessível deixa de ser algo meramente idealizado para se tornar parte da vida de todos que tenham vontade e interesse, desenvolvendo-se o senso de responsabilidade amplia a visão de mundo tornando o aluno um cidadão responsável, crítico e solidário preocupado com ambiente em que vive, também aumenta a responsabilidade do professor que e precisa planejar, pesquisar estar preparado para esse mundo tecnológico.

DIÁRIO DE BORDO
Atividade 1.2 - O texto que mais me chamou a atenção é o texto de José Armando Valente que fala da aprendizagem como uma atividade continua, estendendo-se ao longo da vida, precisamos sentir desejo de aprender, querer e saber o quanto ela é importante em nossa vida, o quanto precisamos estar em sintonia com o mundo e atualizado com os conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significativos e na transformação da informação obtida, convertendo-o em conhecimento. A terceira idade consegue hoje procurar aprender tendo em vista essa valorização das experiências adquiridas ao longo da vida e a certeza de que precisam desse aprendizado, pois se não procuram por ele o que acontece que cada dia sabemos menos .

PROINFO - ATIVIADADES - 2009 /2010


ATIVIDADE 1.1
EU COMO PROFESSOR APRENDIZ

Como profissional da educação atualmente readaptada, por problemas de saúde, fui parar exatamente na TV Escola onde tive que lidar com diversas mídias no meio de vários aparelhos tecnológicos, simples mais que para mim eram complexos, inclusive o computador e senti-me inútil e incapaz, ai resolvi arregaçar as mangas e aprender. O fato de estar readaptada faz com que algumas pessoas pensem como bem diz a música de Raul Seixas “Com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar...” (readaptada), para muitos significa isto a espera da morte . Aqueles que estão no poder é claro que toda regra tem exceção, nos exclui de cursos e dificultam nossa participação e nosso trabalho e tudo o que possa nos fazer sentirmos melhores , o poder sobe tanto a cabeça dessas pessoas que vão inflando tanto que um dia acabaram explodindo. Com certeza temos que viver revendo o que sabemos e tentando aprender o que não sabemos. A verdadeira aprendizagem é aquela que colocamos nossas experiências para transformar a informação em conhecimento, os educadores hoje já não podem transmitir aos alunos os conhecimentos como únicos e, insubstituíveis mais proporcionar-lhes formas de pensar e construir o seu conhecimento, suas idéias e seus pontos de vista, pois não temos a menor idéia tendo em vista o desenvolvimento tecnológico se daqui a dez anos esses conhecimentos terão a mesma importância que hoje, por isso torna-se importante despertarmos nos alunos um espírito de pesquisador , alguém que conteste, analise compare e construa seu próprio conhecimento e esteja aberto e disposto a enfrentar as Os avanços e a rapidez tecnológica são assustadoras, muitos de nós educadores ficamos perdidos com elas, mas tivemos que rever nossos conceitos de aprendizagem, pois ele não é estática, mas sim continua nós estamos aprendendo a cada dia ao longo de nossa vida. E é isso que precisamos passar para os nossos alunos o desejo de aprender e estar em sintonia com um mundo atualizado, atualizando-se e aprendendo cada dia mais. As dificuldades financeiras, os baixos salários mantiveram os professores durante muito tempo longe das novas tecnologias sem poder aprender, com isso muitos alunos que já tinham acesso a elas começaram a achar as aulas maçantes e desinteressantes, o despertar dos educadores apesar dos salários continuarem baixos, correram na busca do prejuízo fazendo cursos on-line, mudando suas aulas enriquecendo seus conteúdos dividindo suas angustias, medos e inseguranças e com isso os alunos começam a ver professores mais humanizados, onde há uma troca de conhecimentos e experiências ocorrendo uma nova aprendizagem, alunos e professores começam a aprender a aprender com a chegada das mídias.É na escola com os educadores que os alunos terão que aprender com a avalanche de informações que recebem distinguir quais são úteis e a veracidade dessas informações.O aluno deverá ser responsável e capaz de selecionar as informações e transformá-las em conhecimento e estar aberto para as mudanças e transformações do mundo.