ATIVIDADE – 1.5 – CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
NOME: BATE PAPO SOBRE LIXO. FERRAMENTA DE BATE PAPO ESTRATÉGIA: RECURSO INTERATIVO DICIPLINAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA e MEIO AMBIENTE
Investigar o que os alunos sabem sobre os cuidados com o lixo, listar o que desejam saber sobre o lixo. Pesquisar: Quem são os responsáveis pela limpeza pública. Usar o bate papo ferramenta de comunicação síncrona usando a internet é uma comunicação em tempo real.Os participantes escrevem as mensagens que são recebidas, nesse processo desenvolvem habilidades de síntese, já que nesse espaço terão que se comunicar usando frases curtas e objetivas, desenvolverão habilidades de leitura,selecionando e classificando os tópicos sSelecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada a comunicação; A avaliação escolhida pela professora é auto avaliação, como o trabalho é realizado em grupo, além dobre os quais irá manifestar-se, evitar repetição. OBJETIVOS: a auto avaliação, podemos também pedir aos grupos que se auto avaliem, por exemplo grupo A, avalia o grupo B e assim Conhecer as ações realizadas para controle do lixo na cidade onde vivem. O planejamento chamou minha atenção por se tratar de um assunto bem atual e um problema mundial e importante para toda a sociedade, o destino do lixo, que são as pessoas responsáveis pelo lixo. O recurso interativo é uma forma de desenvolver a comunicação e através disso poderão ser sensibilizados da importância de conhecer o destino do lixo, também saberem quem são os responsáveis pelo destino do lixo, quais são os trabalhos realizados para reciclar o lixo, além de desenvolverem a habilidade de síntese, nas estratégias poderia ser inserido alguns documentários que poderiam ser retirados YOU-TUBE, que iriam sensibilizar os alunos da importância de se habituarem a reciclar o lixo em casa, o agendamento de uma visita ao local onde é colocado o lixo, lixão como costumamos chamar. A avaliação escolhida pela professora é auto avaliação, como o trabalho é realizado em grupo, além da auto avaliação, podemos também pedir aos grupos que se auto avaliem, por exemplo grupo A, avalia o grupo B e assim sucessivamente . As áreas de conhecimento da professora são Língua Portuguesa e Meio Ambiente; Eu ainda inseriria Ciências, abordando a questão da saúde ser pesquisando as doenças que podem ser causadas pelo lixo. Mas o plano é excelente pois como já disse anteriormente é um assunto que chama muito a atenção deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário