RASCUNHO DOS TEXTOS REFERENTES AOS DIAS
QUE NÃO COMPARECI AO ESTUDO DO ESDE.
MODULO
XVII – PERFEIÇÃO MORAL – ROTEIRO I
OS
CARACTERES DA PERFEIÇÃO
Apresentados por Jesus: Amar os vossos
inimigos; Fazer o bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos perseguem e
caluniam. Jesus conclui: Sede, pois, vós outros, perfeitos como perfeito é o
vosso pai celestial.
Kardec Comenta:
Essa proposição pressupõe a possibilidade de atingir se a perfeição absoluta
tornar-se-ia igual ao criador o que é inadmissível, portanto deve entender no
sentido de perfeição relativa; mostrando Jesus desse modo que a essência da
perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção porque implica a pratica de
todas as outras virtudes.
Resultado de
todos os vícios e dos simples defeitos não há nenhuma que não altere o
sentimento da caridade todos tem seu principio no egoísmo e no orgulho, que são
a negação, tudo o que sobreexita o
sentimento da personalidade destrói ou
enfraquece os elementos da verdadeira caridade que são: a benevolência, a
indulgencia, a abnegação e o devotamento. Sendo que ser bom, caritativo,
laborioso, sóbrio modesto são qualidades dos homens virtuosos, aquele que faz
ostentação da virtude esta no sacrifico do interesse pessoal pelo bem do próximo,
sendo a de maior merecimento a mais desinteressada caridade.
As qualidades
morais são frágeis nem sempre resistem certas provas, o apego material, por exemplo,
é sinal de inferioridade o desinteresse demonstra um sinal de evolução. Do
egoísmo deriva todo o mal e o mais difícil de desenraizar-se porque é
influenciado pela matéria, ele enfraquecera à proporção que a vida moral for
predominante sobre a vida material. O espiritismo nos da essa compreensão do
futuro transformando os hábitos, os usos e as relações sociais para combater o
egoísmo.
O egoísmo é
uma chaga e um grande obstáculo moral que deve desaparecer da terra, todos
devemos lutar contra ele, cada um de nós devemos ser corajosos para vencer a
nós mesmos.
O dever
acha-se em antagonismo com interesses pessoais e sentimentais, não tem
testemunha, esta entregue ao livre arbítrio. O dever principia no ponto em que
ameaçais a felicidade e a tranqüilidade do nosso próximo; acaba no limite que
não vos desejais ninguém transponha com relação a vós. Jamais cessa a obrigação
moral da cria criatura para com Deus.
CONHECIMENTO
DE SI MESMO
Allan Kardec
pergunta: Qual o meio pratico mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta
vida e de resistir à atração do mal? Respondeu um sábio: Conheça-te a ti mesmo;
Porem, o avarento se considera econômico e o orgulhoso digno tem então um meio
de verificar o que você censura nos e outros. Deus usa a mesma lei para julgar
todos igualmente, portanto, não desprezeis a opinião de vossos semelhantes e de
vossos inimigos, pois eles não tem
interesse de mascarar a verdade; também ao interrogarmos nossa consciência
veremos que muitas vezes cometemos muitos erros,pois nossa consciência exige
respostas categóricas e o conhecimento de si mesmo o primeiro passo para o
espírito atingir a perfeição moral é o processo de renovação para o bem é longo
depende do esforço e da vontade da sua auto educação, podendo alcançar por
processos diferentes pela ciência ou meditação , pelo trabalho ou exercício
moral, sendo o mais eficaz o do exame intimo a introspecção .
Para que
possamos nos encontrar precisamos disciplinar o pensamento que atua
principalmente em nos que gera palavras e ações, modela nossa alma e o perispírito
criando formas frívolas graciosas ou terríveis, grosseiras ou sublimes ao
contrario se nosso pensamento estiver cheio de assuntos elevados na sabedoria
no dever ou no sacrifício seremos impregnados por qualidades, então a prece
improvisada tem tanta virtude, pois nesse dialogo, o influxo do alto invade nos e desperta sentimentos
novos.
O estudo é
sempre fecundo para o desenvolvimento do pensamento que sem esse se destrói aos
poucos através de palavras vazias; sendo na meditação que o espírito se
concentra, o homem consciente de si mesmo de seus recursos latentes, sente
crescerem suas forças na razão dos esforços da sua vontade, vencer as suas más
inclinações, a felicidade não esta nos acasos externos nem nos acasos do
exterior, mas na vida interna se soubermos criar o conhecimento de si mesmo é a
chave do progresso individual. No amor todas as dores todas as magoas se dissiparão é ele o resumo da felicidade, ele salvara o
mundo derretera o gelo do egoísmo, do ódio e enternecera os corações mais
duros.
MODULO
XVII – A PERFEIÇÃO MORAL- ROTEIRO III
O
HOMEM DE BEM
O espírito prova ser elevado quando todas suas ações estão
de acordo com a prática da lei de Deus. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre
a lei de justiça, da caridade com pureza sempre se interrogando se fez a outrem
tudo o que desejara lhe fizesse; é submisso tem fé no futuro aceitando as
provas e expiações sem murmurar, ao contrario do egoísta seu primeiro impulso é
pensar nos outros, antes de pensar em si mesmo , o homem de bem é bom,humano e
benevolente para com todos, toma por guia a caridade evita causar maledicências
sofrimentos e magoas, não alimenta ódio, rancores, não deseja vingança;
perdoando e esquecendo ofensas a exemplo de Jesus lembra-se apenas dos
benefícios tendo para si essa sentença”atira a primeira pedra aquele que se
acha sem pecado. O homem de bem não evidencia os defeitos alheios, estuda suas
imperfeições tentando combatê-las, não se envaidece da riqueza, usa da autoridade
para levantar a moral daqueles que estão sob seu comando.
Finalmente,
o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da
natureza, como que sejam respeitados os seus todo aquele que vivencia o
sentimento de caridade em todos os atos da sua existência.
Módulo XVIII –
Esperanças e Consolações – Roteiro I
Penas e Gozos Terrestres
O Homem carnal, mais preso a vida
corpórea do que a vida espiritual tem na terra penas e gozos materiais; sua
felicidade consiste na satisfação fugaz de todos os seus desejos, sua alma
constantemente preocupada e angustiada pelas vicissitudes da vida se conserva numa
ansiedade e numa tortura perpetua. A morte o assusta porque ele duvida do futuro
e porque tem de deixar no mundo todas as suas afeições e esperanças. O homem
moral que se coloca acima das necessidades fectícias criadas pelas paixões, já
neste mundo experimenta gozos que o homem material desconhece. A moderação de
seus desejos lhe da ao espírito calma e serenidade; ditoso pelo o bem que faz,
não há para decepções e as contrariedades lhe deslizam por sobre a alma sem
deixarem nenhuma impressão dolorosa.
O planeta terra pertence a categoria
dos mundos de expiação e provas, razão porque o homem vive de braços com tantas
misérias; a vida foi dada como expiação, o homem é quase sempre o obreiro da
sua própria infelicidade, somente praticando a lei de Deus proporcionara a si
mesmo a felicidade, incorporando maior cabedal de conhecimento e de moralidade
passando a dar menos importância as exigências impostas pelo plano material.A
doutrina espírita nos ensina que o homem só é infeliz pela a importância que dá
as deste mundo, a infelicidade, a
vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas. Ao remontar se a origem dos males
terrestres o homem reconhecerá que muitos são consequências natural do caráter
e do proceder dos que os suportam, o homem cai por sua própria culpa, por
imprevidência orgulho, egoísmo e ambição, arruínam-se por preservar mal
proceder.
O homem evitará os males quando
trabalhar por se melhorar moralmente, tanto quanto intelectualmente, nem a
riqueza, nem o poder nem a juventude são condições essenciais a felicidade.
Iludem-se e enganam os que que pensam que a terra é a única morada do homem.
Módulo XVIII – Esperanças e Consolações – Roteiro II
PENAS E GOZOS FUTUROS
Os ensinamentos espíritas
sobre o roteiro opõem-se ao materialismo , pois combatendo o materialismo, pois
combatendo o materialismo não atacamos os indivíduos, essa crença leva o homem
a considerar um disparate o sacrifício do seu bem estar; tornam-se sem razão de
ser. A negação do futuro, a simples duvida sobre outra vida são os maiores
estimulantes do egoísmo.
A crença na vida futura
estabelece entre os homens solidariedade e muda o curso das ideías é um dever
propagá-las e combater a crença no materialismo. O espiritismo faz isso,
fornece provas,pois o homem quer ter certeza de viver e ser feliz em um mundo
melhor em compensação as misérias deste mundo do que a certeza de morrer para
sempre.
Allan Kardec esclarece: Tirai
ao homem o espírito livre e independente sobrevivente a matéria e fareis dele
uma simples maquina organizada sem finalidade nem responsabilidade; o
espiritismo se apoia nas observações são as almas partidas da terra que nos vem
hoje descrever sua situação feliz ou infeliz, não se trata apenas de um
espírito e também as revelações não foram feitas exclusivamente a um indivíduo,
trata-se de inúmeros exemplos fornecidos por espíritos de todas as categorias,
desde os mais inferiores. Com o espiritismo a vida futura deixa de ser simples
artigo de fé, mera hipótese, o homem se preocupa com o seu futuro para la do
túmulo. Não é possível que Deus queira que uns gozem sem trabalha de bens que
outros só alcançaram com esforço e perseverança, pelo o estudo da situação dos
espíritos, o homem sabe que a felicidade e a desdita na vida espiritual são
inerentes ao grau de perfeição e imperfeição.
A felicidade dos bons espíritos
consiste em conhecer todas as coisas não sentirem ódio, cíume, ambição e
paixões que ocasionam a desgraça dos homens, o que os une é a fonte de suprema
felicidade. O sofrimento dos espíritos inferiores é proporcional ao grau de
inferioridade. Resume se em invejar o que lhes falta, não poder alcançar a
felicidade pesar, ciúme, raiva, desespero, motivados pelo que os impede de ser
ditosos, remorsos, ansiedade moral indefinível.
Das penas e gozos da alma após a morte forma
o homem a ideia mais ou menos elevada,
conforme o estado de sua inteligência. Cada um é punido por aquilo em que pecou uns o são pela visão incessante do mal
que fizeram; outros pelo pesar, pelo temor, pela vergonha, pela dúvida, pelo
insulamento, pelas as trevas, pela separação dos entes que lhes são caros.
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