'SENHOR FAZEI DE MIM UM ISTRUMENTO DE VOSSA PAZ"

'SENHOR FAZEI DE MIM UM ISTRUMENTO DE VOSSA PAZ"
"SENHOR FAZEI DE MIM UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ..."

Arquivo do blog

Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobrou uma árvore que "Machadinho" não deu conta

A cidade chama-se Machadinho do Oeste e situa-se ao Nordeste de Rondônia, divisa com Mato Grosso e Amazônia. A árvore da foto é uma castanheira (Bertholletia excelsa Kunth. Família: Lecythidaceae), e se localiza as margens da RO 133, a 5 km da cidade. A árvore mede 220 centímetros de diâmetro e cerca de 660 centímetros de circunferência.
Machadinho é uma das cidades monitoradas pelo IBAMA na operação Arco de Fogo, por ser uma das regiões que mais desmatam no Brasil. Não sou contra o uso econômico dos recursos naturais da Amazônia. Acho que há um exagero de ambos os lados - dos ecologistas e dos fazendeiros e madeireiros. Concordo com o uso sustentável da floresta e considero o homem parte integrante do meio – por um lado precisa preservar a floresta e por outro lado ele precisa sobreviver. Nossa espécie é inteligente e vai aprender a conviver bem com o meio ambiente.
Porque a Castanheira está em pé? Eu tenho uma teoria: Ela está em pé porque a cidade chama-se Machadinho e não serrotinho ou motosserrinha. Machadinho não derruba uma árvore com 220 centímetros de diâmetro e cerca de 650 centímetros de circunferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário